quarta-feira, 4 de julho de 2007

Já dançou trance? - continuação

Camilo Rocha

As festas chegam a abrigar 25 mil pessoas em cidades do interior e a durar sete dias sem parar


Apesar de tudo, o êxito galopante não agrada a todos. De acordo com o deejay Marcelo VOR, um dos mais conceituados na cena trance, "existem duas linhas de artistas: a dos que vão para o lado farofa e a outra, séria". Entre estes últimos, Marcelo inclui nomes como Audio-X e Wrecked Machines. Na categoria "farofa" estaria, segundo ele, Skazi, deejay e produtor israelense que hoje garante festa cheia em qualquer canto do Brasil. O apelo de Skazi é exibir atitudes de roqueiro e produzir versões psy para faixas do estilo heavy metal. Ele não fala em valores neo-hippies, muito menos em transcendência ou psicodelismo. Prefere se autodenominar o "Axl Rose do trance".

Muitos enfatizam, porém, a opção pelos valores originais da tradição psicodélica, como amor, paz e respeito. É o caso do festival Universo Paralelo, realizado pelos irmãos Dario e Juarez Petrillo (o deejay Swarup), de Brasília. A última edição levou 5 mil pessoas por oito dias para o sul da Bahia, onde foi montada uma minicidade com cibercafé, apresentações de música regional, teatro, cinema e até mesmo uma unidade de reciclagem de lixo. "Em oito dias, não tivemos nenhuma ocorrência de violência, não aconteceu uma briga," afirma Dario.

Mesmo assim, o psy é visto com reservas pelos fãs de outros gêneros de música eletrônica. A história do psy quase sempre esteve descolada do restante. Ao contrário do que acontece com o house ou o tecno, os deejays de psy-trance nunca foram apegados ao disco de vinil. A música deles não tem conexão com um passado de som negro e baseado no ritmo. As referências mais ecléticas talvez levem os praticantes a renunciar à criatividade e à improvisação ao vivo, traços essenciais nas festas eletrônicas do passado.

O formato digital sempre foi o preferido pelos praticantes do psy. No início, os deejays tocavam com DATs (fitas de áudio digital, normalmente usadas por estúdios). Atualmente, quase todos usam o CD. Também há um intenso intercâmbio de músicas entre deejays e produtores de todo o mundo, e uma fome constante por música nova. O deejay Marcelo VOR afirma que hackers já entraram em seu computador e roubaram produções suas exclusivas.

Mas, no meio das massas dançantes, ninguém parece ligar muito para esses problemas. Com a combinação de pistas lotadas, filosofia neo-hippie, violência zero e lugares ecologicamente encantadores, o psy-trance segue animando centenas de milhares de fãs brasileiros. Modismo ou não, tem força e popularidade para durar anos. Afinal, esse gênero emergente inclui qualquer tipo de música e atinge todas as tribos. Melhor de tudo, a pista de dança é feita de terra



.



Nenhum comentário: